quinta-feira, 6 de março de 2008

Cabelos podem ser "alimentados"


“Os cabelos são estruturas protéicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais - toda vez que algum destes nutrientes está faltando no corpo de uma pessoa, é possível que ela apresente problemas em seus cabelos”.

Esta afirmação é do dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, diretor do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele).

Eles podem cair, ficar frágeis e quebradiços e inclusive não nascer. Às vezes eles mudam de aspecto, de textura e até de forma (ficar mais lisos ou mais encaracolados).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a vitamina A não entra na composição dos cabelos. As vitaminas mais importantes para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto alimentos que contenham estas vitaminas são sempre bem vindos, como o leite e seus derivados e a maioria dos vegetais.

Relação dos nutrientes derivados dos sais minerais:
Ferro - encontrado nas carnes vermelhas, feijão e alguns vegetais verdes (os mais escuros como o brócolis e a couve).
Zinco - concentrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos.
Cobre - encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo.

“É importante lembrar que estes nutrientes têm que estar em grande quantidade no nosso corpo, para que sejam usados nos cabelos, evitando deficiências, como a desnutrição grave, que poderia ocasionar até a perda de cor nos mesmos”, conclui Bedin.

Nenhum comentário: