segunda-feira, 10 de março de 2008

Preço do Fusca sobe e ultrapassa R$ 80 mil


Apesar de ser mundialmente famoso como um carro popular e estar fora de linha desde 1996 no Brasil, o preço do carismático Fusca, da Volkswagen, vem aumentando.


O Fusca chegou ao Brasil em 1950, quando a “Volks” decidiu instalar sua primeira fábrica em nosso território aqui em São Bernardo. Hoje, é possível encontrar Fuscas dos mais diversos preços. Em um dos portais brasileiros mais famosos de compra e venda de carros, o Webmotors, é possível encontra-los com valores à partir de R$2.000, chegando a cifras astronômicas, ultrapassando a marca dos R$80.000.


Segundo Ervin Moretti, diretor social do Fusca Clube Brasil, um dos fatores cruciais para justificar o aumento na procura e, conseqüentemente, nos preços é o baixo custo do carro. – “A manutenção é barata, tanto na mão-de-obra, como no preço das peças, o que faz muitas pessoas utiliza-los no dia-a-dia, como para trabalhar. Além disso há a facilidade de se fazer alterações no veículo, tanto para uso pessoal, como para competições, muito difundidas no Brasil e nos Estados Unidos”, diz Moretti.


Por ser um veículo que marcou época, há também uma grande procura por parte de pessoas que querem adquirir um Fusca com o objetivo de preservar lembranças. E que não pensam duas vezes antes de restaurar um fusquinha.


Entre os fatores que podem determinar o valor do carro estão o seu estado de conservação, a quantidade de unidades produzidas no ano de fabricação e a procura por determinados modelos.
Os veículos originais de fábrica têm um valor relativamente maior em comparação aos outros e contam com a preferência de colecionadores – “ O carro pode valorizar com o passar dos anos e, como muitos estão fazendo alterações nos Fuscas, os modelos originais estão ficando cada vez mais raros e caros”, constata Moretti.


Não há um público específico dos fusquinhas. Nos encontros do Fusca Clube do Brasil, nota-se uma maior presença de pessoas acima dos 30 anos, aqueles que têm condições financeiras de comprar e restaurar um Fusca. Mas há também a presença de jovens, adultos, pessoas de meia idade e idosos, de ambos os sexos, todos apaixonados pelo primeiro carro da montadora alemã fabricado no Brasil.

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