domingo, 30 de março de 2008

Beleza: Uma curiosidade para começar seu dia


Segundo pesquisa, beleza dos cabelos é diretamente ligada a auto-estima dos brasileiros.

Engana-se feio quem pensa que os brasileiros não são vaidosos. A pedido da Galderma Brasil, a multinacional francesa de pesquisas Ipsos ouviu mulheres e homens brasileiros para saber qual o impacto dos cabelos na auto-estima das pessoas. Como já era de se esperar, o resultado foi bem interessante.

“Hoje em dia o assunto de beleza que mais rende audiência nas revistas e nos meios de comunicação é, sem dúvida, o cabelo. Nos anos 80 o assunto que mais rendia era sexo, os anos 90 foram considerados a Era das Dietas e, agora, entramos numa nova etapa em que o cabelo é o assunto mais pedido e requisitado pelo público”, afirma Marco Antonio de Biaggi, encarregado de deixar perfeitos os cabelos das famosas e que também produz as madeixas sexy e selvagens das capas da revista Nova, da editora Abril.

Não é a toa que os salões de beleza bombam a qualquer hora e dia da semana. Com tantas técnicas para mudar completamente o visual em poucos minutos – corte, coloração, tratamentos intensivos, hidratações, escovas, permanentes e etc – é difícil não se render ao vício de cuidar da beleza dos fios, ainda mais se o preço for acessível.

Agora até os homens entram nessa nova onda e ganham com isso salões exclusivos e especializados no público masculino. O cabeleireiro Evandro Ângelo, do salão EV Equipe, que esteve presente no São Paulo Fashion Week assinando a beleza de alguns desfiles masculinos, garante que o público masculino já está tão vaidoso quando o feminino. “Os homens estão cada vez mais preocupados com a questão do cabelo, pois eles já se deram conta que isso pode ser o cartão de visita para chamar a atenção de uma mulher. Além disso, não custa nada ficar mais bonito. Todo mundo pode e no final vale a pena. Eles acabam voltando sempre para saber das novidades cosméticas nesse setor”, afirma o expert.

Portanto, parece que, assim como algumas pessoas afirmam, cabelo é (realmente) tudo. A preferência nacional todo mundo já sabe: cabelos louros, compridos e lisos ou levemente ondulados nas pontas.

Porém, a pesquisa coordenada pela Galderma e pela Ipsos foi muito mais a fundo e mostrou também outras evidências que poucos imaginavam, dentre elas:

- Os cabelos revelam o estilo e a identidade das pessoas.
- Ao falar de cabelos, homens mais velhos associam imediatamente à calvície.
- Para as mulheres, os cabelos estão ligados à feminilidade.
- Para os homens, os cabelos representam virilidade.
- Homens não se preocupam diretamente com a beleza dos cabelos, o mais importante é tê-los.
- Alguns calvos sentem-se inseguros na paquera por não se sentirem tão atraentes.
- Homens e mulheres valorizam bastante os cabelos lisos, por acharem que são mais bonitos, por ficarem mais “ajeitados e serem mais fáceis de tratar.
- Para as mulheres, a queda de cabelos representa problemas de saúde, já para os homens, a queda está ligada ao envelhecimento.
- Ambos acham que as mulheres calvas são discriminadas.

A pesquisa, de caráter qualitativo, foi aplicada em quatro grupos de homens e mulheres, classe AB, de 25 a 55 anos, usuários de medicamentos para queda de cabelos. O objetivo foi conhecer a relação das pessoas com os cabelos, o que mais as preocupa e o que a calvície representa no imaginário deste público.

A relação direta entre cabelos, beleza e auto-estima
Todo mundo sabe do que um cabelo bonito é capaz. Chama a atenção, atrai olhares, gera comentários e até pontinhas de inveja. Além disso, também imprime uma percepção em relação à pessoa.

A pesquisa da Ipsos também comprovou que o cabelo está ligado à auto-estima e à segurança social. Os entrevistados demonstraram que as madeixas são um importante elemento na formação da imagem pessoal, evidenciando o estilo, os valores das pessoas e o cuidado que têm consigo mesmas.

As mulheres entrevistadas afirmaram usar os cabelos para encantar, associando-os à sedução e sensualidade. Já os homens os entendem como forma de se apresentar. Para eles, a preocupação com o estado do cabelo, o corte e a cor é secundária. Para eles, o mais importante é tê-lo e mostrá-lo “apresentável”.

Ironicamente ou não a pesquisa indicou que os homens só percebem o quanto os cabelos são importantes para a beleza no momento em que começam a perdê-los. Muitos entrevistados admitiram ter receio de se aproximar das mulheres para paquerar, sentindo-se fragilizados no momento da conquista.

Por isso, quando questionados sobre preocupações em relação aos cabelos, foi dada grande ênfase à queda, com destaque para os homens mais velhos, seguido das mulheres mais velhas. Outra preocupação que assola os brasileiros são os cabelos grisalhos, pois muitos não sabem como lidar com eles.

Medo de ficar careca. Quem não tem que arranque o primeiro fio!
A pesquisa também apontou que, além de se incomodarem com a queda, homens e mulheres mostram receio da quantidade de fios que caem, além de irritação por deixarem fios espalhados no chão, nas roupas ou no travesseiro. Segundo dados da pesquisa da Ipsos, os primeiros sinais da perda de cabelo aparecem:

- Principalmente no banho, quando estão lavando o cabelo. As mulheres notam especialmente após passar o condicionador.
- Quando não decidem por tratamento, ambos os sexos usam de artifícios para disfarçar a queda de cabelos.

Nenhum comentário: