quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dor é bom

Não, não é masoquismo. Sabe aquela dor de cabeça que não te deixa em paz, aquele torcicolo que te incomodou a semana inteira e até aquela dor nas costas que te incomoda há anos? Não são os vilãos que você pensava que eram.

A dor é muito importante para percebermos que alguma coisa está errada em nosso organismo ou no uso que fazemos dele. Toda vez que exigimos demais de um músculo, forçamos nossa coluna ou dormimos de mau jeito, além é claro de quando damos um pancada em qualquer parte do corpo, “a dor é a forma que seu corpo encontrou de te dizer: “opa, tem alguma coisa errada”, afirma a neurologista Marcia Golveia.

“O importante é ficar atento para essas pequenas mensagens e tentar perceber o que querem dizer. Aliás, é isso que o seu médico faz quando você o procura reclamando que não agüenta mais aquela dor”, explica Marcia.

Além desses problemas do “mau-uso” de nossa máquina orgânica, a dor também é importante para revelar os problemas mais graves e ocultos no nosso organismo, como um câncer, e nos ajuda a tomar as medidas necessárias para tratá-lo antes que se torne mais grave.

Então fique atento, da próxima vez que aquela dorzinha chata te incomodar, não vá a farmácia buscando um analgésico, que só resolverá o problema na hora. Fique atento e tente perceber o que pode estar causando ela e procure um médico.

Nenhum comentário: