quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dados curiosos sobre o desperdício de água no país

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 40% da água retirada no país é desperdiçada. São retirados dos rios e do subsolo no Brasil 840 mil litros de água a cada segundo. Ao dividir esse número pela população de 188,7 milhões de brasileiros, chega-se à conclusão de que cada habitante consumiria, em média, 384 litros por dia.

Quando se leva em conta o consumo efetivo, no entanto, o valor é bem menor. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2006, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o gasto médio diário do brasileiro cai para 185 litros. Parte da diferença (199 litros) foi utilizada na agricultura, na pecuária, na indústria, mas a maior parte, em torno de 150 litros, foi desperdiçada.

Confira alguns índices detalhados pela ANA

- Somente na irrigação do processo de produção de alimentos, o desperdício chega a 50%. O problema é que a maior parte dos produtores rurais utiliza a pulverização aérea, no qual boa parte da água é carregada pelo vento ou evapora, em vez de recorrer ao sistema de gotejamento, que despeja gotas diretamente na raiz nas plantas.

- Nas cidades. Segundo ele, redes malconservadas são responsáveis por perdas de 40% na distribuição de água.

- De cada cem litros que as companhias captam, somente 60, em média, chegam à casa das pessoas.

- O ideal seriam perdas em torno de 20%, padrão aceito internacionalmente. Há cidades em que o desperdício chega a 80%. Isso ocorre principalmente porque as companhias desrespeitam as normas técnicas.

- O grande problema está no consumo invisível de água, como a agricultura. Dos 840 mil litros retirados dos mananciais brasileiros por segundo, 69% vão para a irrigação, contra 11% para o consumo urbano, 11% para o consumo animal, 7% utilizados pelas indústrias e 2% pela população rural.

- Alguns alimentos exigem mais água do que outros. Uma tonelada de açúcar, por exemplo, consome oito vezes mais água do que a produção de a mesma quantidade de trigo.

- A produção de um simples hambúrguer consome cerca de 11 mil litros de água – mais ou menos a mesma quantidade disponível para cada 500 habitantes de bairros urbanos degradados que não possuem água canalizada em casa.

De arrepiar, não? Desliguem a torneira, pessoal!

Nenhum comentário: