domingo, 18 de maio de 2008

Dicas para evitar dores no corpo em viagens longas

Muitas pessoas se valem dos feriados para fazer uma viagem e esquecer da rotina do dia-a-dia. Às vezes a viagem acaba sendo mais longa do esperado. Quem mora na Grande São Paulo e quer ir à praia sabe como é: percorrer uma distância que normalmente duraria uma hora pode demorar mais de quatro horas por causa do congestionamento. Durante viagens longas, é comum aparecerem dores nas costas, no pescoço e nas pernas.

Osny Orselli é engenheiro de Segurança no Trabalho e especialista em prevenção das LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, respectivamente). Segundo ele, alguns pequenos cuidados como: esticar a perna e movimentar a cabeça de forma circular podem aliviar as dores adquiridas durante o percurso.

Para quem viaja de carro, o especialista orienta que sejam feitas paradas a cada 1 hora. Além disso, beber muita água durante o percurso ajuda no aumento da qualidade de vida. “Parar dez minutos não irá prejudicar o seu feriado prolongado e ainda irá amenizar as dores no corpo no fim da viagem. Melhor perder 10 minutos, do que perder o feriado”, reforça.

Para quem viaja de avião e ônibus, a solução é circular pelos corredores. “Tem que se mexer como um gato, espreguiçar, bocejar e alongar as costas e as pernas. Tal medida deve ser tomada em intervalos de tempo regulares”, afirma Osny.

A falta de circulação no sangue pode levar o passageiro até mesmo a desenvolver problemas mais graves. Fazer alongamentos antes, durante e depois da viagem é sempre bem vindo.

Nenhum comentário: