sexta-feira, 9 de maio de 2008

Hidrate sua pele com injeção!

Engraçado, não?

Quem tem medo de injeção terá que ficar fora dessa, me desculpe. Isso porque o hidratante injetável é a mais nova aposta dos dermatologistas modernos.

Fala sério, não há nada mais chato do que ficar passando creme hidratante diariamente no rosto, nas mãos, no colo e no pescoço, não é mesmo? É uma rotina muito chata: temos que separar alguns minutinhos, lavar bem as mãos, limpar bem as partes que vão receber o produto para que ele possa ser mais bem absorvido, tomar cuidado para não ficar passando a mão depois de aplicá-lo e, por fim, torcer para que o hidratante seja realmente eficaz. Temos que fazer isso todo santo dia. Tudo em nome da beleza e da saúde da nossa pele.

Agora, se você se identificou com a descrição acima, atenção: seus problemas acabaram. Chegou a solução que vai transformar a sua rotina de beleza. E, caso você nunca tenha pensado em passar um hidratante no rosto, crie vergonha na cara e preste atenção nessa super novidade.

Não, não, não é nenhum produto tabajara. Muito pelo contrário. Cientistas suecos descobriram o que estão chamando por aí de hidratante injetável, o Restylane Vital, da marca suíça Q-Med. A novidade chegou aqui no Brasil este ano, com aval da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e já tem aprovação há dois anos no mercado europeu.

“Trata-se de um produto a base de acido hialurônico, o mesmo produto usado para preencher rugas e sulcos, porém mais fluido e com partículas menores”, explica o cosmiatra Jardis Volpe.

Ainda segundo o especialista, por possuir essas características, ele o Vital é ideal para aplicações bem superficiais, a quatro milímetros da pele. “Na verdade o ácido hialurônico é um açúcar constituinte da pele com capacidade de atrair água ao seu redor, por isso sua eficácia em hidratar a pele é sempre garantida. O estímulo da renovação celular acaba retardando o envelhecimento”, afirma Jardis.

O ácido hialurônico do hidratante injetável é sintético, mas é basicamente o mesmo ácido natural da pele. Essa semelhança faz com que ele não seja rejeitado e ainda com uma vantagem: como ele não é natural, ele não é metabolizado imediatamente e acaba ficando por mais tempo no organismo.

Para aplicar o hidratante injetável na pele, só mesmo com a ajuda de um profissional super gabaritado. “O produto é aplicado ponto a ponto com uma agulha bem fina, aproximadamente da espessura de um fio de cabelo, a quatro milímetros da pele, e pode ser usado no rosto, pescoço, colo e mãos”, detalha Jardis Volpe.

De acordo com o cosmiatra, depois de aplicado o Vital, a pele não fica vermelha e nem inchada, porém podem aparecer alguns pontos roxos que desaparecem no período de cinco a sete dias.

Além disso, quem tem medo de agulhas, já pode relaxar. “Usamos um anestésico tópico meia hora antes da aplicação e a picada acaba parecendo uma picada leve de formiga. A aplicação leva cerca de 20 minutos, cada sessão”, explica Jardis.

Qual a vantagem do hidratante injetável em comparação aos comuns?
“O hidratante injetável é um complemento no que se refere a hidratação e tem uma vantagem de melhorar a qualidade da pele, deixando-a aveludada e preenchida. Além disso, o resultado pode durar até cerca de um ano e aos poucos o produto vai sendo degradado na pele”, responde o especialista.

De qualquer maneira, como o processo de aplicação do hidratante injetável é considerado um tratamento, ele deve ser administrado com bastante cautela. “As aplicações devem ser feitas em três sessões, com intervalos mensais. Esse tratamento custa em média R$600,00 por sessão”, conta Jardis

Além disso, é necessário ficar atento às contra-indicações. “O hidratante injetável não é recomendado para quem de doenças de pele no local da aplicação e nem para gestantes”, alerta Jardis.

Segundo o especialista, esse tratamento é indicado somente para mulheres a partir dos 35 anos. “Nessa fase a renovação celular reduz cerca de 20% e, por isso, deve-se potencializar a hidratação para retardar o envelhecimento da pele”, explica Jardis, que também afirma que a água é essencial nesse processo de hidratação “visto que ela acelera a renovação e a descamação da pele, o que ocorre a cada 28 dias”.

As mais novinhas (com menos de 35 anos) deverão esperar um pouco para usufruir desse “quase presente divino”. “Realmente não há indicações desse tratamento para esses casos”, conta Jardis

Ainda segundo Jardis, esse é apenas um tratamento inovador e isso não quer dizer que agora existirá uma tendência de se injetar cremes no corpo. “Não acredito nisso. Porém, deve-se ressaltar que a partir de uma certa idade os cremes já não são eficientes para conter e corrigir o processo de envelhecimento, sendo necessárias para isso técnicas combinadas para rejuvenescer, tais como laser, peelings, hidratação injetável, botox e outras”, explica o especialista.

Ainda não há estudos que comparam o hidratante injetável com os hidratantes em cremes, porém, segundo Jardis, o Vital promove uma melhora na textura e no aspecto de profundidade do rosto, deixando a pele mais ´cheinha´, o que nenhum creme faz.

Apesar de todas essas regalias que o hidratante injetável pode oferecer a você, deve-se desmistificar alguns equívocos muito comuns. Atenção:
- O hidratante injetável não substitui o uso de filtro solar por não conter proteção contra a radiação UV.
- Ele não atenua as rugas de expressão e somente previne o aparecimento das marcas do tempo.
- A aplicação do hidratante injetável não vai anular outros cuidados essenciais que se deve ter com a pele. “Ele é apenas uma das etapas, sendo necessário também o uso de cremes nutritivos, protetor solar e de outros tratamentos específicos para cada problema de pele”, alerta Jardis.
- Depois de aplicado o Vital, pode-se ter cuidados normais com a pele (limpeza, esfoliação, demaquilante, maquiagem e etc). “A rotina e a vida da pessoa ficam as mesmas, usando os mesmos produtos que já está habituado”, finaliza o cosmiatra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eh muito dolorido e dura muito pouco o resultado....a manutenção tem q ser quase semanal...tratamento estressante...